Recentemente fizemos um texto aqui no nosso blog abordando a importância do plano de aposentadoria para o melhor aproveitamento do histórico previdenciário do cidadão, contribuindo para a máxima eficiência no momento da concessão da aposentadoria.
O planejamento previdenciário se baseia em um estudo aprofundado das contribuições previdenciárias já pagas por determinado indivíduo ao longo de sua vida, atrelado as condições fáticas atuais de trabalho, tais como o regime de previdência a que a pessoa esteja vinculada, valores e forma de contribuição escolhidos.
Ao final do estudo, o planejamento previdenciário se torna um parecer jurídico em forma de relatório com projeções, cenários e simulações de aposentadoria que ajudam o contribuinte a entender seus direitos e adotar a melhor decisão em relação a este momento tão importante da sua vida.
De forma resumida, o planejamento previdenciário serve para garantir tranquilidade e segurança para aquelas pessoas que pretendem receber uma aposentadoria justa.
Seja qual for a sua profissão, é indispensável que faça um bom planejamento previdenciário, para que no momento da aposentadoria não seja surpreendido por armadilhas ou frustrações pelo desconhecimento das regras.
Profissionais da Saúde
Entretanto, se você trabalha na área da saúde, sobretudo na profissão de médico ou enfermeiro, o plano de aposentadoria torna-se ainda mais essencial.
Isso porque esses profissionais estão, na maioria dos casos, expostos rotineiramente a agentes nocivos, seja de ordem física, química ou biológica.
Nesse sentido, a legislação previdenciária estabelece que é devida a estes trabalhadores a Aposentadoria Especial, ou seja, um regime de aposentadoria que permite o segurado se aposentar antes, geralmente com 25 (vinte e cinco) anos de contribuição.
Contudo, o reconhecimento da aposentadoria especial não é automático, de maneira que depende da iniciativa do interessado para reunir e encaminhar a documentação necessária.
Ocorre que por vezes não é tão simples obter toda a documentação, além de que é preciso observar se ao longo dos meses trabalhados foram tomadas as cautelas por parte do empregador para a caracterização dos riscos envolvidos no labor do segurado.
Ademais, sobretudo no caso dos profissionais autônomos, é preciso salientar que existem diversas formas possíveis para contribuir ao INSS, de maneira que uma profunda análise do caso concreto pode poupar ao cliente algum tempo e muito dinheiro no momento de se aposentar.
Se você é uma pessoa consciente e preocupada com o futuro, não deixe de procurar nossos especialistas e obtenha já o que tem de melhor no ramo de Planejamento Previdenciário.
Comentarios